Eis um dos seres sagrados que me abençoa com a sua presença pontualmente numa base quase diária. Nada como conhece-lo melhor ...
"(...) MELRO-PRETO
Nome científico - Turdus merula
Familia - Turdidae
Ordem - Passeriformes
Aspecto morfológico - Com cerca de 24 cm de comprimento, apresenta dimorfismo sexual. O macho, mais vistoso do que a fêmea, mostra plumagem preta de azeviche e bico amarelo-laranja vivo. Na fêmea, predominam as cores de castanho-negro, sendo o bico, mais discreto, em tons de amarelo-acastanhado.
Período de ocorrência - Trata-se de uma ave sedentária e residente na região do Seixal, que pode ser observada em qualquer altura do ano.
Número de aves - Muito comum, é uma das aves mais observadas e conhecidas localmente.
Localização - Não frequenta as áreas de sapal, surgindo, contudo, nas suas áreas limítrofes É muito abundante nas zonas de pinhal e soreiral, mas também nas zonas urbanas, parques e jardins.
Reprodução - Nidifica na região do Seixal, quase sempre em pequenas árvores ou arbustos. O ninho é construído com galhos, folhas secas e lama, sendo forrado internamente, com ervas macias.
Alimentação - Come um pouco de tudo, insector, caracóis e especialmente minhocas, procuradas na terra. Na altura do Verão, come igualmente bagas e frutos.
Curiosidade - É uma ave relativamente sociável, vista muitas vezes, a cantar sobre um poleiro, quer ao amanhecer, quer ao anoitecer. O canto é melodioso e agradável de ouvir. (...)"
(Aves do Sapal de Corroios e doutras zonas ribeirinhas do concelho do Seixal, Lima, Manuel, prof.manuel.lima@gmail.com pag.140, 2011)
—————