Ontem e hoje fui abençoada com a presença deste maravilhoso ser e também pela quantidade de exemplares, pois surgem em bandos aqui na Quinta da Princesa e Miratejo. Também a visita solenes da POUPA, ave rara e pássaro lindo e digno de registo! E como não podiam faltar os meus amados "melritos" exemplares machos e fêmeas que alegram os meus dias pela manhã :)
NOME CIENTÍFICO - Sturnus unicolor
FAMÍLIA - Sturnidae
ORDEM - Passeriformes
Aspecto morfológico - Trata-se de uma ave de tamanho médio, com cerca de 21 cm de comprimento. A plumagem, semelhante nos dois sexos, é totalmente preta, sendo o bico amarelado e as pernas avermelhadas.
Período de ocorrência - Ave residente, que aqui pode ser encontrada durante todas as épocas do ano.
Número de aves - Relativamente comum, surge em bandos, às vezes, com várias dezenas de indivíduos.
Localização - Sendo uma ave de pastagens e de zonas florestadas, tem sido, no entanto, observada localmente, nas zonas ribeirinhas, que se estendem na Quinta da Princesa à Barroca de Amora.
Reprodução - Com possibilidade de nidificar na região, esta ave faz o ninho, habitualmente, em buracos de árvores, mas também em edifícios abandonados ou em ruínas.
Alimentação - Alimenta-se um pouco de tudo o que encontra no solo, minhocas, insectos, mas também sementes e frutos.
Curiosidade - Esta ave vive, quase sempre, em grupo, fazendo o ninho em colónias.
Aves do Sapal de Corroios e doutras zonas ribeirinhas do concelho do Seixal, LIMA, Manuel, 2011, prof.manuel.lima@gmail.com (pag. 154)
—————