Desde que me lembro que o faço e a minha "santa" mãezinha tanto que me repreendia, porque ela considerava falta de educação (impar nao sei se o termo esta corretamente escrito) saborear e sonorizar o agrado que a comida me provocava, com um sonoro "HUUMMM", do qual eu nem sequer me apercebia.
Foi em 2007, durante um workshop sobre Meditação Tibetana com a experiência da UVA PASSA, na qual se saboreava, sentia, cheirava e desmembrava uma UVA PASSA e relatava-se oralmente a experiência e sensações subjacentes, me foi revelado que o fazia eximiamente. LOL! Curioso e surpreendente esta descoberta sobre mim!
A PIECE OF ADVICE: COMA DEVAGAR, MASTIGUE BEM, APRECIE TEXTURAS, AROMAS E SABORES
Os 5 sentidos dos invertebrados (segundo um programa divulgado no canal ODISSEIA no mês de Julho de 2015) são:
Já na cozinha é objetivo mister de todos os Chefs encontrar o equilibrio (the perfect balance) entre:
O PICANTE - O AMARGO - O SALGADO e o DOCE
Tudo num prato! Paraíso para as papilas gustativas! Uma experiência orgásmica claramente ... isto sem segundas intenções claro!
MEUS APONTAMENTOS:
"Cada vez que levamos à boca um pedaço de alimento, as sensações de sabor se espalham pelo palato, língua, face e garganta e o aroma se propaga pelo nariz. Se os sabores forem agradáveis, causam ondas de sensações agradáveis por todo o corpo.
Uma analogia pode ser útil aqui.
Quando lançamos uma pedra em um tanque com água, há um "splash!" no lugar de impacto e daí saem círculos concêntricos que se espalham por toda a superfície. O pedaço de alimento é como a pedra, e seu corpo como o lago. A explosão de sabores em sua boca é o "splash!" e a reação por todo o corpo são os círculos. Esta reação global pode ser útil, mas não esqueça que ao trabalharmos com o sentir, "o súbtil é significativo". Se você conseguir detetar os circulos e os deixar ir e vir sem "agarrá-los", aprofundará muito seu sentido de satisfação.
A meditação sobre o ato de comer é um exemplo da purificação espiritual que ocorre quando sentimos prazer com atenção consciente (mindfulness) e equanimidade.
Desse modo, seu nível básico de satisfação na vida de todos os dias pode ser permanentemente elevado.
Comer lentamente e com a postura erecta (direita) ajuda em todo o processo de focalização no ato de comer.
(...) Duas fontes possiveis de distração durante esta meditação são os pensamentos e a preocupação com o que está acontecendo à sua volta.
RECORDE: seus objetos predefinidos de meditação são, neste caso, o sabor, o aroma e as sensações no corpo. Logo que se sinta "chamado" para o exterior, para o que se vê e ouve à sua volta, regresse suavemente ao sabor, aroma e sensações corporais. Logo que se sinta "chamado" para dentro de si, para fazer planos, julgar, fantasiar e recordar ... regresse amavelmente ao sabor, aroma e sensações no corpo.
Se estiver disposto a dedicar certo esforço a esta prática, você poderá entrar em uma espécie de câmara lenta, em um "eterno presente" enquanto está comendo.
A refeição mais simples se torna, então, um samadhi celestial! (...)
"Comer como prática de meditação - resolvendo a compulsão e elevando a satisfação" de Shinzen Young, 2010
PRÁTICA IMPORTANTE: Para uma melhor meditação durante a sua abençoada refeição, será adequado consagrar o seu manjar fazendo 3 ofertas:
1ª Divindade, Guru, Mestre, Santo, Arcanjo, Ser Espiritual etc. da sua preferência;
2ª Mestre, Guru ou Ser Espiritual encarnado da sua preferência;
3ª a todos os que passam fome, especialmente as crianças (especificar se desejar ou preferir).
Depois da consagração não só ficará rapidamente saciado com menos comida, assim como ficará grato pela benção que a mesma traz ao seu dia e a sua vida.
ENSINAMENTO CANALIZADO PELA MÃE KUAN YIN
"12. A importância do prazer
Comer é certamente, um dos maiores prazeres da vida. Desfrute ao máximo de tudo o que come, evitando os exageros. É suposto que a comida seja uma fonte de prazer e gratificação.
É ainda uma oportunidade de partilhar momentos com a família e os amigos.
(...) A comida não é um inimigo. Tenha como objetivo desfrutar dos prazeres da mesa, mas sempre com equilibrio." SEM CULPAS e DESCONFORTO. SABOREIE A VIDA!
"12 REGRAS PARA COMER BEM EM AGOSTO" (pag. 128 - Luxwoman - Agosto 2015)
A PIECE OF ADVICE: COMA DEVAGAR, MASTIGUE BEM, APRECIE TEXTURAS, AROMAS E SABORES
—————