Os chineses e a sua sabedoria ancestral definem o hexagrama "CRISE" como OPORTUNIDADE e PERIGO - Traduz a habilidade de estar presente para a oportunidade.
"(...)O chinês se escreve não propriamente com letras, mas com pequenos desenhos simplificados que se chamam "ideogramas". Há um ideograma chinês que significa "crise" e que é formado pela junção dos ideogramas que querem dizer "perigo" e "oportunidade". Para quem souber inovar, há um oceano de oportunidades descortinado pela crise. O perigo ronda, faz parte do proceso, é certo; mas não se deve parar frente ao perigo, comentam os chineses.
Uma crise é então o "ponto de mutação" e o "Ponto de Transição" (ou o "Retorno") é também o nome de um dos hexagramas do I Ching ou Livro das Mutações. (...)
Porém, a palavra "Krisis" em Grego significa "a hora de mudar", "momento decisivo". Literalmente, "Krisis" é "discernimento", "luta", "decisão" e "resultados".(...)"
https://dreamgenerator.blogspot.pt/2010/08/crise-que-crise.html
O que devemos fazer quando nos sentimos desalentados, sem "chão" e esquecidos durante as nossas crises existenciais, é mister e de suma importância manter presente no AQUI e AGORA.
Muitos e Muitas se perguntam como ela consegue ???? ... pois é bebé e desde 2008 está nos disponíveis da Função Pública (quadro dos SMEs ou Mobilies) com os recursos mensais a minguar numa base anual inicialmente e depois (2009 até agora) numa base quase mensal, até atingir o limite mínimo que a lei permite 40% do meu ordenado base, isto se estivesse colocada no ativo, sim, porque para todos os efeitos consideram que estou no ATIVO, mas MENTIRA estou em casa lutando e ginasticando os meus abençoados 500 euros mensais, de modo a viver com dignidade e em condições de salubridade, por vezes inexistentes quando se deixa de ter casa própria e se passa a viver de quarto alugado. Vivenciei muitas situações interessantes e desafiantes mas não subtrairia nenhuma ao meu percurso. AFIRMATIVO!
Mas EU SOU mais EU e vitória cheguei até aqui bonita e serena e capaz de ajudar a quem passar e sentir o que já senti!
Partilho convosco meus apontamentos de textos, artigos, e citações que fizeram toda a diferença na minha vida e continuo a aprender sempre! E que melhores palavras para transmitir-vos o que senti e como me reinventei, senão as sábias palavras deste grande "Senhor" e Sábio NELSON S. LIMA (Investigador, Conferencista e professor universitário. Presidente do Instituto da Inteligência (European Intelligence Institute)
"A NATUREZA HUMANA - Os novos desafios e o homem do futuro - Filosofia de Vida
"(...) Habitamos um planeta onde coexistem duas grandes realidades dominantes:
(...) Basta abrir um jornal diário para percebermos como está o mundo que nós próprios criamos e aceitamos que fosse criado (pelos detentores do poder e das grandes escolhas que afetam a sociedade):
- desemprego galopante;
- inquietações políticas;
- discursos inflamados mas vazios de ideias;
- ódios desmedidos;
- consumismo idiota e sem nexo;
- a procura atabalhoada pelo sucesso rápido;
- o deslumbramento dos novos ricos (jogadores de futebol, vedetas do mundo do espetáculo, etc.);
- a desorientação visível e a ingenuidade assustadora de muitos adolescentes e crianças.
Os empregos tornaram-se precários e sê-lo-ão cada vez mais.
As empresas já não oferecem garantias de emprego para sempre.
As reformas já não podem ser uma interrupção, o fim de uma época da nossa vida. Os bons empregos já não são os de antigamente. (nota da Blogger:extensível ao Funcionário Público e do Estado). Há novas profissões a germinar por esse mundo fora. A sociedade é outra. Não é pior que muitas outras do que os nossos antepassados viveram.
Não podemos permitirmo-nos viver como se tudo estivesse como antes quando hoje tudo se desenrola e transforma muito rapidamente.
Vivemos a sociedade da informação e isto não é apenas um nome bonito para uso dos economistas e dos políticos. NÃO.
Hoje vivemos no meio da profusão de meios de comunicação que nos permitem uma vida diferente, mais ousada, mais diversa, mais interessante e mais útil. Nós temos o dever também de MUDAR. MUDAR A NÍVEL PESSOAL. COM SERENIDADE!
Temos então de nos informar mais, ler mais, tentar compreender as novas regras da sociedade, mantermo-nos como cidadãos do mundo e não apenas como pessoas cujo horizonte finda na sua rua ou nos limites da sua cidade. De outra forma ficaremos mais e mais obsoletos sendo ultrapassados muito rapidamente pelos mais novos, pelos nossos próprios filhos.
Vivemos numa sociedade difícil mas também plena de oportunidades e possibilidades de realização. (nota da Blogger: Verdade de Lapalice - depende da perspectiva escolher ver o copo meio- cheio ou o copo meio-vazio ou ainda, a garrafa meio-cheia ou a garrafa meio-vazia).
Temos, porém, de compreender como funciona e de nos mantermos ativos!
A vida tem desses dias. Reservados para cada um de nós e nós sentimo-nos como se fossemos os únicos no mundo a sofrer. É uma situação extremamente desconfortável e, em certos casos, assustadora sobretudo quando o próprio futuro pode ficar em causa. As palavras de conforto dos outros sabem-nos bem mas não chegam. No fundo, nós sentimo-nos sós com os nossos problemas. É que eles são (mesmo) nossos, mesmo que envolvam outros.
DOIS CONSELHOS PODEMOS DAR:
- evitem decisões e comportamentos que mais cedo ou mais tarde vos irão trazer problemas. Protejam a saúde para correrem menos riscos de ficarem doentes e com isso sofrerem. Preparam-se para o futuro estudando, fazendo formação contínua, etc.;
- diante de um problema inevitável (com culpa nossa ou não) esforce-se por não se focalizar demasiado no "centro do furacão", isto é, no centro do problema. Distancie-se (WU WEI WU), distraia-se com algo (FOCALIZE NUM HOBBY ALGO QUE GOSTE DE EXPERIMENTAR OU FAZER), caminhe, apanhe luz (a luz solar que é uma benção divina), ingira chás relaxantes (ex. chá de menta funciona comigo pois acalma o plexo solar - fonte do nosso poder e emoções), faça alguma dieta (saudável e sem fundamentalismos) e siga as instruções de quem possa ajudâ-lo (um médico, um amigo, um mentor, etc.). Não se deixe mergulhar na solidão e na depressão pois isso suga-lo-á como um redemoinho de água e o problema ficará mais difícil de resolver.
Os dias difíceis acabam por passar. Estejamos preparados para os enfrentar e vencer na certeza de que todos nós temos mais energia do que possamos imaginar. É essa energia que temos de carregar através de comportamentos saudáveis para preservarmos a saúde (iremos precisar dela) e mais conhecimentos e informação que nos vão enriquecer a nivel intelectual (é que também iremos precisar desse reforço).
REVISTA PROGREDIR, Julho 2013, Filosofia de Vida, pags. 14 a 17 autor do artigo: NELSON S. LIMA
"NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE,
NEM BEM QUE NUNCA ACABE" (PROVÉRBIO DE SABEDORIA POPULAR)
—————